Porque a contabilidade precisa dos extratos bancários de minha empresa?
Se você já fez essa pergunta, aqui está um post que pode te ajudar. Mas antes vamos te ajudar respondendo outra pergunta que você já deve ter feito:
Quais documentos devo mandar para a contabilidade?
A resposta é muito fácil. Todos, simplesmente todos os comprovantes de pagamentos de qualquer tipo de despesa da empresa precisam ser contabilizados. Isto inclui também todos os comprovantes de entradas de dinheiro. Estas informações depois de analisadas e consolidadas nos ajudam a levantar os indicadores financeiros de sua empresa.
Agora voltando a falar de extratos bancários.
Algumas empresas e, por extensão alguns empresários, ainda pensam ser dispensável a entrega da documentação que comprove a movimentação bancária (extratos). Isto é uma grande falha. Toda documentação precisa e deve ser enviada mensalmente para a contabilidade.
Para evitar problemas com o fisco, deve-se a grosso modo e entre outras obrigações:
- Manter a conta bancária da empresa exclusivamente para movimentações da empresa.
- Relacionar todos os cheques e anexados ao comprovante das obrigação paga;
- Enviar os extratos bancários das contas mantidas pela empresa para a correta escrituração;
- Enviar também os extratos de aplicação financeira.
Mas você, um empresário que sabe tudo, mesmo com todos os argumentos apresentados acima ainda reluta em entregar o extrato para o seu escritório de contabilidade. O que a contabilidade vai fazer será que dá para fazer a escrita contábil sem o extrato?
Pode até se dizer que sim. Ela vai lançar a movimentação contra o Caixa. Diz-se que o dinheiro recebido foi para o Caixa e acabou o assunto.
Mas você empresário esperto não pode ser tão ingênuo em acreditar que o governo não sabe que você tem conta bancária. No momento em que a informação for cruzada com a informação que ele mesmo dispõe, você pode cair em uma fiscalização.
Nesse momento, você vai pensar: “Porque não ouvi o meu contador, era só mandar o extrato e pronto!”.
Faça a coisa certa. É rápido e não custa nada. A relação entre empresário e contador deve ser pautada na confiança. Não queremos saber se você está cheio da grana ou não. Queremos apenas desenvolver o trabalho para o qual fomos contratados.
Saudações cordiais