O termo Holding vem do inglês e possui inúmeros significado. O mais relevante para o nosso assunto é deter. Uma holding é uma empresa que “detem” participações societárias em outras empresas.
Uma holding patrimonial familiar é aquela empresa que fará a gestão dos bens e patrimônios de uma família. Fará de forma organizada e profissional. Usualmente são classificadas de dois modos:
1. Holding pura: seu objeto social é apenas a participação em outras sociedades;
2. Holding mista: se objetivo social pode, além de participar em outras sociedades, ter um objetivo com fins lucrativos
A Holding Familiar é uma empresa que tem como seu objeto social organizar e controlar o patrimônio (bens) das pessoas físicas que as integram como sócios. A intenção ao criar uma holding patrimonial familiar é a proteção dos bens da família, a famosa blindagem patrimonial, e também planejar a sucessão da gestão familiar sobre esse patrimônio.
Vantagens ao criar uma holding familiar:
1. Planejamento financeiro: a holding familiar pode concentrar até 100% do patrimônio da pessoa física ou familiar em uma única empresa. Sendo assim, o negócio é gerido de forma societária e todos os membros são disciplinados para o controle de gastos e gestão da empresa.
2. Planejamento tributário: aproveitamento de incentivos fiscais na tributação dos bens da pessoa jurídica, ou seja, da empresa.
3. Perpetuação do patrimônio: o patrimônio dos sócios ou da pessoa física ou dos acionistas é protegido de situações que permitem a responsabilidade solidária em relação às empresas das quais participe.
4. Planejamento sucessório: facilita e torna mais rápido a partilha de bens e a sucessão hereditária do patrimônio.
Abrir uma holding são só vantagens?
De certo modo a resposta correta para essa pergunta é, sim. As desvantagens aparecem quando, por exemplo, cria-se a holding e não se faz um correto planejamento sucessório.
Os custos para a abertura de uma holding podem ser encarados como um desafio. Muito irá depender da relação de bens e patrimônios que serão “integralizados” na nova empresa. Os custos de manutenção não são elevados e basicamente serão devidas como forma de honorários do contador.
Mas, colocando na ponta do lápis e com pensamento de longo prazo, o investimento inicial é amortizado com a redução da carga tributária com o decorrer do tempo.
Ficou interessado? Entre em contato conosco