Optou pela prorrogação de prazo do Simples Nacional? Então prepare-se para os vencimentos dobrados.
Quem fez a opção de prorrogação deve estar atento com o calendário de vencimentos. Este mês começam as cobranças dos valores devidos do período e outro relativo a prorrogação. Por isso a atenção deve ser redobrada.
Uma resolução do CGSN de abril concedeu o beneficio aos microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenas empresas em meio à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Para os MEIs, todos os tributos apurados no Programa Gerador do DAS-MEI (PGMEI), ou seja, os tributos federal (INSS), estadual (ICMS) e municipal (ISS) dos meses de março, abril e maio foram prorrogados por seis meses. As demais empresas optantes pelo regime especial (micro e pequenas empresas), tiveram o ICMS e o ISS prorrogados por três meses, até junho. Os tributos federais por seis meses, retornando o pagamento em outubro.
Mas uma informação divulgada pela RFB em julho, cita que as micro e pequenas empresas inadimplentes com o Simples não serão excluídas do regimes. Tudo em decorrência da pandemia de Covid19.